sexta-feira, 30 de outubro de 2009



Para realização de transplante de medula e doação de sangue, não é preciso autorização judicial. É necessário, apenas, boa vontade!

Como doar sangue:
Há três tipos principais de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga. A doação de Sangue Total é a doação habitual: são coletados até 450 mls de sangue em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.

Como é feita a doaçaõ de sangue total?

1 - Cadastro: o doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue; as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa – a triagem clínica.

2 - Triagem clínica: o doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde, em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.

3 - Coleta de sangue: a coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.

4 – Lanche: após a doação, o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.

Quem esta escalado para doar sangue?
Qualquer pessoa que portar documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar, no mínimo, 50Kg; não estar em jejum; e não possuir nenhuma doença sexualmente transmissivel, como HIV.

Quem não pode doar?
Pessoas com febre acima de 37°C; pessoas gripadas; grávidas; mulheres com 90 dias após o parto normal ou com 180 dias após a cesariana; pessoas que estou fazendo uso de algum medicamento; anêmicos; pacientes cirúrgicos; pessoas que tenha feito ezxtração dentária em ate 72 horas; apendicite, hérnia, amigdalectomia e varizes; colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia e colectomia; ingeriu bebida alcoólica; quem tem tatuagem deve ter um prazo de um ano sem doar; alguns tipos de vacinas; transfusão de sangue, que impede por 01 ano; estar amamentando e ter tido parceiro sexual exposto a situação de risco para AIDS: inapto enquanto mantiver relações sexuais com este parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário